domingo, 3 de abril de 2011

Observar e Absorver


Outro dia navegando na internet achei um vídeo de uma pessoa, Eduardo Marinho, falando de suas opiniões. Através do vídeo descobri que ele tinha um blog e pelo blog vi outro vídeo dele. Achei bem interessante o blog (Observar e Absorver) e as coisas de que ele falou.



Em um dos vídeos ele diz algo que já acredito há um tempo e que também se aplica a ele mesmo. Nós não devemos nunca nos entregar totalmente a uma única ideia, uma única ideologia; devemos ouvir a todos, observar, estudar, ler, refletir e tirarmos nossas próprias conclusões, aderir as ideias que concordamos e formarmos nossa própria opinião.

Um grande exemplo disso é a religião. Não devemos nos entregar a apenas uma e seguir tudo aquilo que ela define. Nós mesmos devemos criar nossa própria forma de sermos religiosos, tirar nossas conclusões e aderir as que concordamos. No blog Observar e Absorver tem um post muito bacana sobre religião e espiritualidade.

Dessa forma também encarei os vídeos dele, muitas coisas que ele disse achei verdade e concordei, mas outras discordei e refleti, assim enriquecemos nossas ideias e nossa experiência intelectual.

Seguem então os dois vídeos dele, vejam: (e visitem o blog que vale a pena também)







Achei muito interessante quando ele criticou os ricos falando que eles são inseguros, pois dependem de pobre para tudo (faxina, trocar o pneu do carro, cuidados do jardim, fazer comida...), e é realmente impressionante como é verdade. Claro que algumas famílias precisam desses serviços pois não tem tempo para realiza-los, mas há famílias muito ricas que tem tempo de sobra (até porque normalmente os empregos em que se trabalha menos tempo são os que dão mais dinheiro) e possuem motorista, caseiro, mais de uma empregada e por ai vai. Isso me chamou atenção até porque quero muito ser independente.
                                                              
Queria também destacar algumas frases ditas no vídeo:

"Que vencedor que nada, não to aqui pra competir!"

"A competência dos pobres foi caçada no ensino."

"Ai conheci o marxismo, achei o marxismo ótimo, ÓTIMO! mas ai eu conheci os marxistas, e achei os marxistas péssimos, PÉSSIMOS!"

"Privilégio come direito."

"O povo não é ignorante, ele é ignorantizado."

"O poder não corrompe, ele revela." (essa eu concordo em parte, pois acredito que o ser humano é corrompido pela sociedade, mas no caso do poder foi uma colocação muito boa)

"A intenção dos caras não é servir a coletividade, é se servir da coletividade."



Um comentário:

  1. Ótimo o texto dele sobre espiritualidade e relligião, só que o que ele disse não difere em nada do que o budismo pregou a mais de 2000 anos, quando eu falo para vocês procurarem beber da nascente do rio pois a água é mais pura e clara, vocês sempre buscam o rio poluído pelos afluentes que deixam o rio impuro. Simplificando: procure ler sobre o budismo primeiro, e não ler hesse e nietzche primeiro.

    ResponderExcluir